sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Dama das Camélias





"Primeira lição da psicanálise: se você quiser descobrir segredos, preste atenção nas coisas pequenas, aquelas coisas que ninguém nota. É nelas que se revelam os segredos".

(Rubem Alves)

Minha relíquia. Edição de "A Dama das Camélias" de 1922.
Sua história é de abandono. Após a morte do irmão da minha avó, todos usurparam os mais singelos objetos e resquícios de sua existência. Mas o livro permaneceu.
Me foi entregue pela minha avó que sabia de meu gosto pela leitura. Ninguém o quis.
Ninguém ousou saber do amor que continha nele. Das juras trocadas. Compartilhadas.
Da morte da amada. Da mais triste e bela história de amor que já li. Já li muitas.
Ele é meu. Um dia, talvez quando eu não estiver mais aqui, alguém o encontre como eu.
Que o guarde como eu. Que o leia como eu. Não para dizer que tem. Mas para conhecer o amor no livro - já que na vida ele é tão diferente.

Ninguém nunca estará sozinho se estiver acompanhado de um livro.
Um dia, morrerei contigo - Dama das Camélias - mas não por amor a nenhum homem - mas pelo rio da vida, que flui e sintetiza toda a existência - a Morte !!!

Um comentário:

nazinha disse...

Sei a historia desse livro !
Fiko muito feliz fessora por fazer parte da sua vida fiko muito feliz mesmo !
Te amo !