domingo, 7 de outubro de 2012

NÃO EXISTE LINGUAGEM SEM ENGANO. ÍTALO CALVINO


O ERRO DO NÃO PENSAR

A facilidade das variações tecnológicas criou um mundo extremamente conectivo, ágil e fragmentando.
Nada de nostalgias aqui. Não quero um retorno ao passado, pelo contrário, entendo o mundo na velocidade que caminha e creio ser isto o responsável pela transformação na linguagem.
Não há tempo para perdas. Porém, estamos longe de alcançar os ganhos ainda.
Fato é que esta facilidade não gerou melhor desempenho crítico e nem intelectual. Salvo parcas exceções.
Não há como não refletir sobre a instrução de jovens e crianças no atual momento.
Uma das maiores inquietações é como promover a busca literária por puro prazer.
Escolas estão cada vez mais à margem de tal comprometimento. Há uma discrepância entre hábito e prazer. Cada vez mais entende-se a necessidade da informação, mas a pergunta crucial é 'o que fazer com ela'?
A internet trouxe uma infinidade de informações, mas como utilizá-la?
A sociedade do espetáculo cultua ao mesmo tempo o fútil e requer cada vez mais os habilidosos e inteligentes em seu meio de convívio. Paradoxo.
A sensação é que as informações estão empilhadas, porém não há quem as compreenda.
Mas para alegria de muitos, como dizia Ítalo Calvino 'Não existe linguagem sem engano'; então, há uma luz no fim do túnel.
Nem se vivêssemos diversas vidas poderíamos selecionar e ler tudo o que existe na internet e meios de comunicação. O segredo talvez esteja em escolher. Isto mesmo. Escolhas.
Escolher qual o padrão deva ser seguido. Escolher o objetivo a que devo chegar. Passar no vestibular? Possuir um emprego melhor? Ganhar uns trocados no fim de semana. Casar e ser feliz para sempre?
Enfim, o erro talvez esteja em não pensar, não ter objetivos e, como diriam os antigos 'dançar conforme a música'. 
Escolher a música ideal pode ser o diferencial. Capacitar sua força de vontade em algo prazeroso e ao mesmo tempo instrutivo. Sair da mesmice que a tal facilidade internauta criou. A massa da falta de personalidade gerou um padrão muito perigoso. Fuja do padrão. Pense ruminando suas próprias ideias. Busque suas considerações a partir de outras. Mas pense! 
Não existe linguagem sem engano, mas uma hora ele tem de ser percebido.

;) Drika

2 comentários:

LIVIA disse...

DRIKA,COMO ESTA´S?ANDO AUSENTE MAS SEMPRE PASSAANDO E LENDO OS AMIGOS.aINDA REGRESSANDO E TAO LOGO O PROVEDOR CORRIJA A FALHA TÉCNICA ESTAREI ATUALIZANDO E POSTANDO. dEIXANDO O MEU ABRAÇO SAUDOSO E VOTOS DE BOAS FESTAS ,MUITA PAZ E SAUDE PARA O NOVO ANO(QUE CONTINUARÁ APESAR DAS pROFECIAS(AHAHA..)ATÉ BREVE.ABRAÇO SAUDOSO,QUERIDA.LIV

Drika disse...

Oi, querida...td bem...um 2013 maravilhoso pra vc também.