sexta-feira, 15 de abril de 2011

MEU SONHO!



















A estranheza de um sonho pode ser tal que nos parece que um outro sujeito vem sonhar em nós. "Um sonho me visitou". O sonhador na noite do sono, reencontra os esplendores do dia. Então, ele está consciente da beleza do mundo. A beleza do mundo sonhado lhe devolve, por um momento, a sua consciência. O sonhador e seu devaneio entram de corpo e alma na substância da felicidade. O devaneio poético nos dá o mundo dos mundos. É uma abertura para um mundo belo, para mundos belos. Somos então jogados no mundo, entregues à inumanidade do mundo, à negatividade do mundo, o mundo é então o nada do humano. Há horas na vida de um poeta em que o devaneio assimila o próprio real. O que ele percebe é então assimilado. O mundo real é absorvido pelo mundo imaginário.

Gaston Bachelard - A poética do devaneio.

____________________________________________

Por isso me é tão propícia e caseira a poesia. Nela minha casa se faz. No devaneio e no sonho do ser - ser cada vez mais humano sem tingir-me da humanidade bifurcada e venenosa que nos rodeia. Há um tempo - tempo da delicadeza - em que o devaneio e o sonho juntos formam matizes. Misturam cores. Testam sabores. É o terceiro livro de Bachelard que leio. Ele é insuperável no indefinível. Viagem. Letras transformadoras. Sonhos. Tenho sonhado muito ultimamente. Sonhos únicos. Puros. Pesados. Devaneio contrário. Ninguém tem esses olhos inconfundíveis de mar. Mar absoluto. Todo sonho meu vejo-me perdida neste mar. Mar verde. Mãos firmes. Caos. Vertigem. Calafrio. Amor. Amar é perder-se. Talvez buscar-se no outro sem nunca encontrar-se. Amor é sonho talvez? Não. Amar existe. Amar precisa. Amar refaz o sonho. Retira maus presságios. Mas o que o amor quer é o dia, a noite, as horas e minutos. Tossir. Lavar. Sorver. Adormecer para acontecer tudo de novo. Há um sonho perdido em mim. Ele vem todas as noites me buscar, me carrega para o mar e me acalma como a uma criança. Pingos de chuva. Será sonho? Sonho acordada o dia em que não mais terei de dizer-te adeus. Meu mar único. Conciso. Onírico. Se existem sonhos de uma vida toda - você foi e sempre será meu devaneio e meu único grande amor!

Eu te amo!

Dri

Nenhum comentário: