quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia dos professores!



















Todo mundo se lembra de alguns de seus professores. Quem nunca teve pelo menos um que de alguma forma marcou sua vida? Eu tive vários e com histórias diferentes. Esta é minha homenagem.


PRÉ-ESCOLA

Eu me lembro muito bem dela ainda. Calça azul, camisa xadrez branca e vermelha. O mesmo uniforme que usei. Ela contava histórias como ninguém, meus olhos brilhavam quando ela pedia para que pegássemos a almofadinha redonda e nos sentássemos no chão para ouvi-la. Seu nome é (ou era) Wanda, ainda tenho guardada a foto dessa época, alunos em pé organizados pela altura...e ela lá, sorrindo. Eu me lembro dela!

MINHA PROFESSORA DE LITERATURA.

Eu já estava no colegial, ou seja, ensino médio. Tenho amor e sou professora de literatura hoje por causa dela. Nunca vi até hoje alguém que ensinasse com tanto carinho e dedicação. Ela amava ensinar. E se empolgava tanto que um dia caiu em cima de mim, não notou uma bolsa esparramada no chão. Todo mundo riu, até ela. Depois de muitos anos, por coincidência, soube de sua história. Ela criou os três filhos e pagou os estudos do marido em Medicina dando aulas. Mais tarde ele a trocou por uma mulher mais jovem e foi embora. Ainda coincidentemente, veio parar em minhas mãos um livro que era dela de sua época de faculdade. Era um livro rigoroso de estudos de Teoria Literária.....como gosto do assunto comecei a ler. Em quase todas as páginas haviam recadinhos escritos por ela para o ex-marido, naquela época namorado....dizeres amorosos, poesias......fiquei pensando. Ela perdeu muita coisa, mas continuou dando aulas. Quis entregar-lhe o livro, mas ela não aceitou. Disse que ele deveria ficar com a sua melhor aluna. Eu ainda me lembro dela!

QUE MEDO DE GEOGRAFIA.

Eu morria de medo dele. Ás vezes, tinha dores horríveis só de pensar que iria ter aulas com aquela criatura. Professor de Geografia. Eu não conseguia nem respirar. Ele me expulsou da classe por duas vezes. Uma vez porque esqueci minha régua, outra porque retirei um bichinho do cabelo de minha amiga que sentava na minha frente. Ele me olhava sério e dizia: "Você não presta atenção, vá tomar sopa lá embaixo..." Chorei várias vezes. Quando via minhas notas, não entendia. Eu só tirava 10. Tinha a impressão que ele me odiava, mas só me dava 10. Depois de muitos anos, eu já estava na faculdade, sempre o via nos corredores e olhava para baixo para que não me reconhecesse.....com certeza nunca me reconheceria, eu era adolescente naquela época. Um dia, uma professora minha estava no corredor com ele, quando eu passei ela me chamou, queria me perguntar algo banal, nem me lembro o que era. Os dois continuaram a conversar e eu, desesperada para sair dali, mas eles me embutiram na conversa. Em um certo momento ele comentou da precariedade do ensino atual e de como os novos alunos faltavam com respeito ao professor. Eu não me segurei, disse que os tempos eram outros e que, na minha época professor era mais rígido, assim como ele. Ele me olhou por alguns segundos e disse:"Você foi minha aluna", ao que prontamente concordei, não tinha como escapar. Contei-lhe minhas experiências e minhas impressões sobre ele naquela época. Ele escutou e soltava gargalhadas....no final, somente falou com ar de satisfação: "Por isso você está aqui, na faculdade, tenho alunos que estão presos ou já morreram". Nunca esqueci. Ele me abraçou. No ano seguinte morreu de um enfarto fulminante, já estava com a idade bem avançada. Eu ainda me lembro dele.

NA FACULDADE ELA FLUTUAVA MAIS QUE ANDAVA!

Meu 1º dia de aula na faculdade. Ela entrou como um anjo, flutuava. Tinha seus 60 anos mais ou menos, mas parecia uma jovem, seus olhos, sua voz, seus cabelos...tudo nela soava bem. Eu tinha muitos sonhos, a construir e já desfeitos também. Estar ali representava muito para mim. Ela leu em voz alta "Felicidade Realista" de Cecília Meireles, que até hoje me acompanha. Ela me ensinou que ler é voar na vontade, inventar momentos e ensinar o amor pela leitura é para poucos. Eu tive grandes mestres. Ainda me lembro dela.

EU SOU PROFESSORA. GRANDE RESPONSABILIDADE. TENHO QUE ESCREVER MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA. SERIA BOM PODER SER PARA MEUS ALUNOS O QUE MEUS PROFESSORES FORAM PARA MIM. TALVEZ ELES NÃO SAIBAM, MAS ME ENSINARAM MUITO MAIS DO QUE PALAVRAS.
UM DIA, MINHA PROFESSORA OLHOU PARA MIM E DISSE - QUANDO NINGUÉM MAIS ACREDITAVA - "VOCÊ VAI LONGE FILHA... AINDA NÃO CHEGOU A SUA HORA DE DESISTIR. DEUS VAI TE DEIXAR AQUI MAIS UM POUCO. CONFIE". ELA MUDOU MINHA VIDA.

Nenhum comentário: