sábado, 20 de agosto de 2011

CATIVAR


"E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui - disse a voz -, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - perguntou o principezinho.
- Tu és bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs o principezinho. - Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
(...)
- Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...
(...)
- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
(...)
- Os homens esqueceram essa verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."
(Trecho de "O Pequeno Príncipe").
__________________________________________
"Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla."
__________________________________________
Esse é um trecho do capítulo em que o principezinho encontra-se com a raposa, que lhe ensina algo muito importante. Diria mágico. O significado de cativar alguém. 
Cativar significa criar laços, ganhar a simpatia, atrair, tornar cativo, prender.
Eu cativei e fui cativada. Cada dia da minha vida sinto que esta força de cativar é tão necessária que não há como fugir. Por que fugir?
Há momentos em que pensamos que o certo é renunciar. Pode-se renunciar a tudo, menos ao amor.
O amor é como a única rosa do Pequeno Príncipe. Nunca existirão outras para o olhar e coração de quem ama. Então, deixe-se cativar. Viva por isso.
Quase todas as crianças, umas mais do que outras, têm em si um pouco do principezinho. A mesma simplicidade, a mesma ingenuidade e, principalmente, a mesma sinceridade.
Se amam - amam.
Se não amam - não escondem.
Creio não ter crescido literalmente. Minha criança interior surpreende-se. Algumas vezes acredito não saber as respostas. Quem as sabe completamente? Cada vez que conto história penso como se fosse uma experiência "Veremos se hoje eles irão gostar?". Tenho feito esta experiência há anos e eles ainda gostam. Talvez porque minhas histórias são como a rosa do principezinho para mim: únicas. E eu vejo estrelas nos olhinhos deles. Sinto-me feliz. Cativa. Presa pela delicadeza de ser ouvida, de ser amada - e nessa mágica, consigo prendê-los também.
Há algo diferente em mim. Uma confiança absurda tomou conta do meu coração. A confiança num amor maior e verdadeiro e que nunca me abandonará. Como não me emocionar? Como não ser agradecida? Como não esperar pelo maior milagre que poderia me acontecer? Ser cativada e cativar. Sou eternamente responsável pelo meu mar. Por isso, minha vida mergulha em suas águas.
Minha rosa é única e a ela devoto todo o meu amor!
Amor que desagua no MAR.

Nenhum comentário: