quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A MENINA














A menina triste me comoveu.
A tristeza da menina me comoveu.
A tristeza sempre me comove.
Sentada em um banquinho verde e marcado pelo tempo, ficava horas roendo as unhas e balançando os pézinhos calçados com um sapatinho azul surrado.
Vez ou outra levantava os olhos e caminhava lentamente com eles para o outro lado da calçada. Meninos brincavam felizes com suas bolinhas de vidro.
Não levantava. Não brincava. Não sorria. Nem chorava. Somente existia. Existia para si mesma, numa solidão desconcertante e fria.
Era uma criança sentada no banquinho da calçada.
Quando alguém a chamava de dentro da casa, não falava, se levantava e ia com o andar de quem não quer chegar.
Algumas vezes tentei procurar-lhe os olhos. Desviava das bolinhas e dos meninos barulhentos, e subia na calçada na esperança de saber-lhe algo.
Dias, semana e meses.
Era uma menina sentada no banquinho da calçada.
Um dia, notei que o banquinho estava vazio.
__ Onde está a menina? Ninguém sabia.
Não entendia por que ela teria de ir embora, por não entender da tristeza que tinha.
Uma senhora que estranhava a menina, adiantou:
__ Já foi tarde a menina. Não era de bons modos. Não conversava com ninguém. Muito estranha a pequenina. Não era boa companhia.
Fui embora. Troquei de rua. Mudei de calçada.
Mas até hoje aquele banquinho e as brincadeiras que ela não participava ficaram na memória.
Procuro entender por que ninguém brincava comigo.
Sou uma mulher sentada no banquinho das lembranças.
Esperando o dia que alguém me faça companhia.













Misread
(Kings of Convenience)

"...How come no-one told me
All throughout history
The loneliest people
Were the ones who always spoke the truth
The ones who made a difference
By withstanding the indifference
I guess it's up to me now
Should I take that risk or just smile?
What do you know
It happened again
What do you Know???"

Um comentário:

nazinha disse...

Lindo que pena que não conheci essa menina naquela época porque se tivesse conhecido tinha brincado muito e muito com ela !
Nunca teria deixado ela ficar sentada naquele banco sozinha e ter mudado para o outro lado !
Amo você continue escrevendu pq ta cada vez mais lindu !